quarta-feira, novembro 25, 2009

VCP em Angola #5

Isto não é tão mau assim. Parece mau! O choque cultural quando se chega a Luanda é brutal. Mas estão temperaturas que variam entre os 23º C e os 38º C! Vale a pena!

O que acho ainda mais estranho de tudo são ver árvores de Natal com algodão a fingir de neve. Estranho porque estão agora mesmo (e são quase 8 da noite agora!) 30ºC!

Aqui o pessoal das obras são chineses! E trabalham 16horas por dia sem fim-de-semana! Estão por todo o lado! Acho cada vez mais que os chineses vão conquistar o mundo com trabalho!

Há muitos brancos também. Verdade é que 80% dos brancos são Portugueses. Os outros 20% são "os europeu" como se diz por aqui. Os brancos (excepto chineses) trabalham todos em escritórios. São directores comerciais, são directores gerais, são directores financeiros.. são directores para tudo e mais alguma coisa. Mas são apenas nomes de títulos! Vejo pretos a fazerem exactamente o mesmo, e por vezes bem melhor, que não são directores mas sim empregados responsáveis por qualquer coisa. O nome de "Sr. Director" ou "Sr. Doutor" ou "Sr. Eng." são títulos que os brancos usam por cá! Os brancos cá têm quase todos um ar "colonial" horrível! Um ar de superioridade! Quase que me revolto! Quase que fico com vergonha por ser branco também.

Hoje o motorista chegou ás 6h:45m cá a casa. Nunca se atrasa, mesmo com o trânsito maluco! A caminho do escritório começou a gritar com outro condutor que tinha feito uma asneira qualquer: "Branco palhaço! Estes brancos pensam que são os maiores aqui." Ele quase se esqueceu que eu também sou branco! O que é bom: é sinal que me vêm como "um deles".

Sem comentários: