segunda-feira, novembro 30, 2009

VCP em Angola #12


vcp © vascopereira.com All rights reserved.

Ora aqui estou.

Esta experiência tem sido fantástica. As expectativas vinham muito baixas, muito por culpa de quem tem blogs onde relatam experiências, aventuras e desventuras em Luanda. No entanto, tudo o que se diz e escreve é mau. Mostra um país subdesenvolvido, cheio de problemas, corrupção e insegurança. Sim, há problemas, poucas infra-estruturas, alguma insegurança, alguma corrupção. Sim há. Não desminto. Mas há algo muito maior aqui. Há algo que poucos têm a sorte de conhecer. E sabem o que é? É amizade. Verdadeira. É carinho, é preocupação com alguém que também está longe do seu país.

Em Angola, e em Luanda em particular, há muitos tugas. Muitos pulas (como chamam aos brancos). Alguns deles bastante com ar colonial e atitudes imperialista. Mas são apenas alguns. Há os outros. Os outros que te recebem de braços abertos na sua casa. Os outros que te dão jantar e prontificam-se para te ajudar em tudo. Os outros que te levam a conhecer uma outra Angola. Os outros que vivem cá. São imigrantes. Sim, são. E? Ser imigrante é ser alguém que quer mais e melhor para a sua vida. É alguém com espírito aberto que luta por algo em que acredita. Algo melhor. Que tem força para suportar meses e meses de distância da sua terra natal, do seu país.

Estou a ser muito bem recebido. Estou a gostar muito. Esqueçam os blogs. Não me leiam mais. Se pensarem em vir trabalhar para Angola, não se preocupem. Relaxem, abram o espírito e aproveitem. Vivam as experiências. Vale a pena.

As saudades "de casa" apertam, claro. Mas há que aproveitar.

2 comentários:

tita disse...

A "casa" também tem saudades tuas!
Beijo

Nuno Andrade Ferreira disse...

Caro VCP,

Só agora reparei que usaste o meu texto sobre Luanda. Feel free.

Bem, desde fico muito honrado por me usares como referência. De facto, Luanda é um mundo.

Não sei se voltaste ao meu blog, ou leste algum dos posts mais recentes. Já não estou em Angola, mas sim em Cabo Verde, onde encontrei uma realidade bem diferente. É outra África, nesta África que nos fascina.

Boa sorte e boa vida para ti.

Abr,

Nuno