sábado, janeiro 27, 2007

Adeus e Depois do Adeus

NOTA: Em jeito de conselho, dedico este post a um casal amigo.

O Bruno não suportava mais aquela situação. Os dias e noites eram iguais e a rotina estava instalada. Após algum tempo de tentativas e insistência, deciciu terminar tudo. No entanto, a saudade, inesperadamente, surgiu. Ele andava um pouco angustiado, sufocado, sem paciência... a namorada não lhe correspondia. Um dia ganhou coragem e determinação. Telefonou aos amigos para comemorar a sensação de liberdade.

Muitas pessoas que julgam que tudo lhes corre mal atribuem a culpa ao seu relacionamento. Julgam que ele as aprisiona. E como a chama da paixão já não é a mesma, terminam com tudo de uma vez. São movidas pelo impulso e pela perspectiva de uma nova vida.

Após a loucura inicial de libertinagem alcoólica e sexual, o Bruno não consegui preencher o vazio que a Maria lhe deixou. Entrou então numa fase de introspecção. Um estado em que se apercebeu que estava farto de ser livre. Tinha saudades do cheiro dela, do toque, dos beijos, dos momentos que passaram juntos, e chegava até a ter saudades dos defeitos dela, que tanto reprovava. A sensação de perda bateu-lhe à porta e, provavelmente a certeza de que cometeu um erro.

Muitas pessoas têm a noção que erraram mas não voltam atrás, outras vão ter novamente com a pessoa que abandonaram. Nesta altura há duas opções: ou ela está sozinha, ou há outra pessoa no seu lugar. Cada pessoa tem a sua forma de agir e de encarar a situação.

Bruno tinha chegado à conclusão que não conseguia viver sem ela. Então, guardou o orgulho bem no cantinho e partiu à busca da sua felicidade. A confiança não era muita, mas tinha de tentar. Afinal foi ele que lhe disse adeus, mas a última palavra é sempre dela.

Por isso, antes de dizer o doloroso "Adeus" pense mais do que duas vezes. Por vezes, quando quer voltar, costuma ser tarde demais...

Chega uma altura da nossa vida, que o prazer dá trabalho e o trabalho dá prazer. É assim que queremos viver?

5 comentários:

Anónimo disse...

Um pedido de desculpas sincero e o reconhecimento de que se errou, pode operar milagres. Quando o amor é verdadeiro, o coração perdoa e ultrapassa os mais incriveis obstaculos em prol da felicidade. Só é preciso que ele tenha a coragem de ser humilde!

Mário disse...

Penso que nunca se deve olhar para tràs nas decisoes, porém deve-se ponderar vezes sem conta antes de decidir o que quer que seja. Pena que nós (as pessoas) de teoria sabemos muito, mas na vida real somos (as pessoas outra vez) vergonhosamente imorais...

Abraco

Anónimo disse...

Quando nós escolhemos mal e erramos, temos que nos dar a oportunidade a nós próprios de voltar atrás e corrigir isso, afinal é a nossa felicidade que está em causa...

Marta disse...

Sabes que eu acho que às vezes é só mesmo uma questão de orgulho. Fartamo-nos e quando percebemos que errámos somos demasiado orgulhosos para voltar atrás. Mas se daí depende a nossa felicidade há que pelo menos tentar uma vez...isto se não for tarde demais...

Sandrinha disse...

Por isso é que eu não vou dizer "adeus" mas sim "até já" !