terça-feira, janeiro 09, 2007

Exigência

As relações humanas são tão interessantes... Não importa se haja amor, amizade, ódio, carinho, desprezo ou paixão. Nada disso importa numa relação, mas é fundamental que exista, pois sem ela a própria relação não existia. Em todas as relações há exigências de uma forma mais ou menos passiva, mais ou menos directa, mais ou menos falada. Essas exigências fortalecem a relação. Se as exigências não forem cumpridas, mais tarde ou mais cedo, começam a ser maiores e a envenenar a relação até ao seu fim.

Como seres racionais que somos, e à medida que a nossa vida se vai desenrolando, vamo-nos fechando e exigindo cada vez mais de uma relação. As exigências vão sendo feitas de parte a parte. Nunca mais vamos ter uma relação como a nossa primeira. Uma relação única e verdadeiramente sincera em que se dá tudo em troca de absolutamente nada.

A primeira relação que temos é com a nossa mãe ou pai. Nós exigimos comida, conforto, carinho,... Eles dão-nos tudo sem pedir nada e nós só lhe damos fraldas mal cheirosas e roubamo-lhes muitas horas de sono. Não importa, aquele amor é incondicional. Imaginem agora a primeira relação amorosa. No primeiro namoro nós damos tudo sem esperar nada. Não conhecemos o amor e, por isso mesmo, damos sem pedir.

Ao longo da vida umas relações vão terminando e outras começando. Em cada uma que passa vamos dando menos e exigindo mais. Só essas exigências nos protegem de novas quedas e desilusões. Mas também só essas exigências fazem crescer a relação. Crescer até ao ponto que nenhuma exigência precisa de ser feita. Até ao ponto de rebuçado. Único e verdadeiro com a primeira vez.

Deixem-me exigir um pouco: exijo que se zanguem comigo quando faço algo que pode comprometer a relação.

E vou exigir mais. Esta relação, entre mim e vocês leitores do 41m, precisa de crescer. Por isso exijo que cada um coloque aqui nos comentários deste post uma exigência que querem fazer numa qualquer relação que tenham com uma qualquer pessoa.

8 comentários:

Filipe Pereira disse...

:)
Fazes-me recordar uma questão que me lembro de ter concluído há algum tempo atrás...

Há pelo menos uma "coisa que vem com as experiências" que vivemos....

... a maturidade.

Quanto à minha exigência... exigo viajar à velocidade da luz... estalar os dedos... e estar com ela!

Joana disse...

A minha exigência, em qualquer relação humana, principalmente nas mais próximas... Exijo que nunca me exijam nada, e também que nunca me deixem exigir! Fair enough?

Ana Rita disse...

Um dia uma amigo meu disse-me que todas as relações são egoistas, gostas de alguem porque essa pessoa te faz sentir bem... resumindo, o teu amor (amizade ou o que lhe quiseres chamar)por alguem vem de ti não dessa pessoa. É uma ideia um pouco estranha mas sempre achei que ele tinha razão. Por isso fazemos exigencias, para alimentar o ego... narcisista eu sei... mas pensem nisso.

A minha exigencia? Tempo, e liberdade para poder escolher ficar sempre com ele.

Anónimo disse...

Sou uma pessoa exigente, o que às vezes me traz alguns problemas... mas a vida é mesmo assim e se fosse tudo fácil sinceramente perdia a piada!

A minha exigência: que todas as pessoas que amo (em sentido lato) sejam felizes!

Beijoca para ti***
(Também estás incluído na minha exigência)

Mário disse...

Exijo nada mais do que o que exigem de mim em todas as ocasioes, porque sou exigente ao ponto de nao exigir nada e egoista ao ponto de exigir tudo... Exijo portanto que a existencia se equilibre naturalmente com e para cada pessoa.

Grande abraco de MAdrid
Luigi

Anyone disse...

Muitas vezes penso: será melhor sermos exigentes connosco ou com os outros?? E demasiado exigentes? Eu sou demais...comigo e com os outros. Cansa, mas deriva das experiências que temos e da forma como vamos avançando na vida.

Se exigir, exijo sempre o melhor para mim e para todos aqueles que me rodeiam.

Abraço.

Sandrinha disse...

Eu exijo saber ser feliz!

;o)

Anónimo disse...

Exigências e relações!
A minha atitude perante exigências é simples e a melhor forma de a mostrar é transcrever parte de um dos mais belos poemas Portugueses de todos os tempos. É o Cantico Negro de José Régio...
"Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí... "

(sim é verdade, detesto exigências. A ser-me dado, que o seja de livre vontade...)

patrícia