quinta-feira, novembro 22, 2007

A Senhora da Bola (re-post)

Andei a reler alguns dos posts +marcantes e antigos... Cada vez que os releio descobro algo novo!

Hoje faço aqui um dos post que mais gostei de escrever/viver/reler.

A Senhora da Bola
"(...)"
A vida escapa-nos. Foge-nos, corre,... Antes de adormecer, sofri um abanão!

Na penumbra, alguém me pegou na mão. Acariciou-me a palma em silêncio, como se quisesse ler-me as linhas da pele. A minha mão tremia sob o seu contacto. Surpreendi-me ao desenhar mentalmente as formas do seu corpo debaixo daquele lençol branco. Desejava sentir a pulsação a arder-lhe debaixo da pele mas encontrei o seu olhar sereno de amor. Aquele olhar exitou-me os sentidos! Uma mulher de cabelos pretos e olhos avelã. Uma mulher de traços moldados à qual a juventude escapava a cada instante. Sussurou-me: "O tempo esfria tudo. Aproveita o momento."

Numa fotografia dinâmica recordei todos os relacionamentos que vivi, as amizades que perdi, os amores que desdelhei, as mulheres que amei... Uma onda salgada soltou-se dos meus olhos. Saborei-a quando me tocou nos lábios trémulos de compaixão. A visão que aquela mulher me deu entristeceu-me. Era todo o espelho de uma vida. A minha vida! (A nossa?)

Vi os meus amigos de infância, os da escola, os dos copos, os do emprego,... A bola de cristal mostrou-me o papel de cada um deles na minha vida. Cada um deles dá-me algo que aceito e me faz crescer. Na infância, foram as brincadeira e correrias do pátio. Na escola, os primeiros beijos e primeiras estaladas. Nos copos as gargalhadas e no emprego o companheirismo. Cada um deles, da sua forma distinta, molda-me. Cada um tem o seu lugar.

Naquela bola embaciada, pelo calor das mãos daquela mulher, vi um brilho sempre a meu lado. Pensei de forma ingénua que fosse uma fada ou uma estrela, mas quando foquei o meu olhar naquele brilho apercebi-me que era uma pessoa. Não lhe consegui ver a cara, mas pela forma corporal, vi-lhe o sorriso. Era a minha mulher, minha amiga e companheira. A mãe dos meus filhos. Vi nela uma amizade estrondosa, um carinho imenso e um amor ardente. Quis ver-lhe a cara, mas quando tentava rodar a bola, escorregou para o chão e quebrou-se em mil pedaços... Olhei zangado para aquela misteriosa mulher e notei que tinha desaparecido. Fiquei incrédulo! Nunca cheguei a perceber se fui eu que deixei cair a bola, ou se foi a mulher que o fez. Duvido até que tenha aparecido alguma mulher...

A vida vai correndo, as mudanças acontecendo e tantas vezes nos afastamos de quem amamos. A saudade bate: "É a vida!" desculpamo-nos como se não houvesse nada a fazer. Fazemos promessas de novos encontros, uma e outra vez, sempre que for possível, mas esses encontros torna-se cada vez menos frequentes. Mês após mês vamo-nos afastando. Cada vez mais, até que no último adeus de um, voltamos a fazer novas promessas de encontros mensais. Promessas vãs.

A vida corre. Corre muito depressa. Vale a pena aproveitar todos os momentos, todos os relacionamentos. Viver cada um com a intensidade que merece. Sempre!

O meu quarto cheira a um pó quente brilhante... Será que aquela mulher teve mesmo aqui? Vou-me deitar sossegado. Amanhã vou acordar e viver intensamente cada relação que tenho: a relação com o amigo dos desabafos, a relação com o colega de emprego, a relação com o empregado do restaurante do almoço, a relação com a namorada, a relação com o motorista do autocarro, a relação com o amigalhaço das noites de fim-de-semana, a relação com o irmão, a relação com a minha amante, a relação com a amiga chata, a relação com a mulher da limpeza lá do escritório, a relação com o amigo da amiga do meu amigo... Vou aproveitar cada olhar, cada troca, cada partilha. Porque a saudade vai bater à porta e, quando ela vier, sei que aproveitei todos os momentos e relacionamentos. Vou viver intensamente a minha vida extraordinária, porque o mundo é imenso e está cheio de gente!

"(...)"

4 comentários:

Nice disse...

Adoré
:D

Marta disse...

Também é um dos meus favoritos. Acho-o simplesmente fantástico.

STRABUYA disse...

Ufff ... está lindo!
Está tudo dito, nem uma palavra mais nem uma a menos...

É Importante VIVER.
obrigada

bjs

Anónimo disse...

Também adorei.... Bj!!!
Titia