quinta-feira, setembro 13, 2007

Saber esperar

Foto por vascocp
Quem sabe esperar o bem que deseja não toma a decisão de se desesperar se ele não chega; aquele que, pelo contrário, deseja uma coisa com grande impaciência, põe nisso demasiado de si mesmo para que o sucesso seja recompensa suficiente. Há pessoas que querem tão ardente e determinantemente certa coisa, que por medo de perdê-la, não esquecem nada do que é preciso fazer para perdê-la. As coisas mais desejadas não acontecem; ou se acontecem, não é no tempo nem nas circunstâncias em que teriam causado extraordinário prazer.

Jean de La Bruyére, in "Os Caracteres"

3 comentários:

Unknown disse...

Amigo, este texto faz todo o sentido neste momento da minha vida! Até parece que estavas a pensar em mim quando o escreveste ;-) Beijo grande

Marta disse...

Cada coisa tem um tempo próprio e muitas vezes percebemos que quando as queríamos e não as conseguimos ter, na verdade não estávamos preparados para elas!

beijo

Andorinha disse...

Há coisas que desejamos e que é a Providencia Divina que não nos oferece as mesmas. Por vezes entrega no momento certo, por vezes no momento errado, por vezes pura e simplesmente não entrega.
É preciso saber-se lidar com tal, e essa é a parte mais complicada. Entender e perceber que nem tudo o que desejamos é bom p'ra nós. Entender que nem tudo o que desejamos vem no momento esperado.
Não é à toa que dizem que a paciência é uma virtude.
Também é bom não esquecer que muitas, muitas vezes é uma enorme benção não obtermos aquilo que desejamos!
E mais interessante ainda...saber que às vezes o inesperado é o melhor que nos acontece porque pura e simplesmente não o estivemos a desejar impacientemente!
Beijos,
Fifinha