quarta-feira, setembro 26, 2007

1 ano e tal

Há coisas do arco-da-velha(1): Desde o tempo da Maria Cachucha(2) (mais precisamente 1 ano atrás!) que meia dúzia de gatos-pingados(3) vêm diariamente queimar as pestanas(4) a este blog!

A eles muito obrigado!
É tudo à grande e à francesa(5)!


(1) Coisas do arco-da-velha

Significado: Coisas inacreditáveis, absurdas, espantosas, inverosímeis.
Origem: A expressão tem origem no Antigo Testamento; arco-da-velha é o arco-íris, ou arco-celeste, e foi o sinal do pacto que Deus fez com Noé: "Estando o arco nas nuvens, Eu ao vê-lo recordar-Me-ei da aliança eterna concluída entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que há na terra." (Génesis 9:16)
Arco-da-velha é uma simplificação de Arco da Lei Velha, uma referência à Lei Divina.
Há também diversas histórias populares que defendem outra origem da expressão, como a da existência de uma velha no arco-íris, sendo a curvatura do arco a curvatura das costas provocada pela velhice, ou devido a uma das propriedades mágicas do arco-íris - beber a água num lugar e enviá-la para outro, pelo que velha poderá ter vindo do italiano bere (beber).

(2) Do tempo da Maria Cachucha

Significado: Muito antigo.
Origem: A cachucha era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.

(3) Gatos Pingados

Significado: Tem sentido depreciativo usando-se para referir uma suposta inferioridade (numérica ou institucional), insignificância ou irrelevância.
Origem: Esta expressão remonta a uma tortura procedente do Japão que consistia em pingar óleo a ferver em cima de pessoas ou animais, especialmente gatos. Existem várias narrativas ambientais na Ásia que mostram pessoas com os pés mergulhados num caldeirão de óleo quente. Como o suplício tinha uma assistência reduzida, tal era a crueldade, a expressão "gatos pingados" passou a denominar pequena assistência sem entusiasmos ou curiosidade para qualquer evento.

(4) Queimar as pestanas

Significado:Estudar muito.
Origem: Usa-se ainda esta expressão, apesar de o facto real que a originou já não ser de uso. Foi, inicialmente, uma frase ligada aos estudantes, querendo significar aqueles que estudavam muito. Antes do aparecimento da electricidade, recorria-se a uma lamparina ou uma vela para iluminação. A luz era fraca e, por isso, era necessário colocá-las muito perto do texto quando se pretendia ler o que podia dar azo a "queimar as pestanas".

(5) À grande e à francesa

Significado: Viver com luxo e ostentação.
Origem: Relativa aos modos luxuosos do general Jean Andoche Junot, auxiliar de Napoleão que chegou a Portugal na primeira invasão francesa, e dos seus acompanhantes, que se passeavam vestidos de gala pela capital.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda que não te visite assim há tanto tempo, achei graça à maneira como elogiaste os teus fãs.
Obrigada eu!

Marta disse...

Com que então sou uma coisa do arco da velha? O que me vale é que é à grande e à francesa! :)

beijinho lindo

Anónimo disse...

Esta é a primeira vez que deixo um comentário no teu blog mas já o visito desde o último TUIST (foi através das andanças tunantes que descobri o teu blog-e que bela descoberta!). Desde então faz parte das minhas visitas ao universo dos blogs :) Parabéns por tudo o que já li e vi (fotos deliciosas)e espero continuar a ver! Continua porque terás sempre alguns gatos pingados deste lado!

Maria José

VCP disse...

Continuem a aparecer e a comentar! Gosto de receber opiniões e sugestões!!