domingo, dezembro 21, 2008

Com mucho gusto – viagem á Costa Rica #2

San José, Costa Rica
Foto por vascocp
San José, 16 de Novembro de 2008, 5h am, GMT +6:00

O Vasco acordou às 5 da manhã!! A diferença horária é uma coisa terrível nestes primeiros dias! O que é facto é que o dia já tinha nascido na Costa Rica e por isso levantámo-nos a correr para aproveitar o dia!

Pequeno-almoço reforçado com Pincho ???, uma comida típica da Costa Rica que consiste em arroz com feijão ao pequeno-almoço.

Como era cedíssimo e o homem da rent-a-car só aparecia às 8h, fomos dar uma segunda oportunidade a San José e dar um volta a pé… voltámos 20 minutos depois… mesmo sem gente na rua, a cidade é feia e não tem nada para ver..Fizemos tempo na internet a escolher o nosso próximo Hotel!

Chega então o homem da rent-a-car e nós cheios de cuidados porque o guia dizia que em geral as rent-a-car gostam de aldrabar os turistas… Ah e tal, vocês tem tudo pago mas o seguro só actua se os valores forem superiores a 250 doláres e tem que deixar caução de 750… blá, blá, blá.. ou então pagam 47 dólares (fixem este valor!!) e ficam com seguro para todos os riscos.. Lá pagámos os 47 dólares e fomos conhecer a viatura! Um jeep daqueles pequeninos tipo Vitara mas era nosso!

Ah! Esquecemos de contar a primeira peripécia: o Engª Vasco ia no avião a meio do Oceano Atlântico quando se lembrou que a carta de condução tinha ficado na outra carteira!! Ou seja, quem seria a única condutora nas fantásticas estradas da Costa Rica??

A Marta colocou-se ao volante e fizemo-nos à estrada!

Saímos de San José o mais rapidamente possível, porque aquilo é uma verdadeira selva. Primeiro destino: Praia de Limon! Convém aqui, fazer um parentisis para explicar que o Vasco tinha passado os últimos 15 dias a fazer o roteiro da viagem. Estava tudo programado, para os 7 dias de viagem, achávamos nós!!!

As estradas da Costa Rica são… indescritíveis.. eles chamam vias rápidas aquilo que nós chamamos estradas secundárias! Já estão a ver o filme! Atravessar uma montanha naquele país é uma aventura só por si! A média é fazer 30km em uma hora!

Mas lá fomos nós, numa estrada tipo Serra de Sintra, a chover, com a estrada todo molhada e camiões daqueles enormes que se vêem nos filmes americanos a acelerar por ali a cima. Curva, contra curva, o carro da frente pára de repente! A Marta ainda consegui parar mas o Sr Costa Riquense que vinha no sacho atrás de nós não conseguiu travar e… choque em cadeia de 7 carros!!! Tinhamos feitos os nossos primeiros 30 km na Costa Rica!

(com as mãos na cabeça baixa…)
- Tranca as portas! – disse o Vasco rapidamente.

Estávamos assustados com o mau aspecto dos costaricenses de San José!

Mal saímos do carro para ver o que se tinha passado com os carros, o Vasco tentou ligar para a Polícia! Não queríamos ser enganados por ninguém. Oups! Estávamos no meio da serra e não havia rede nos telemóveis!... Olhamos para a frente, para trás, … os outros tripulantes dos carros começam a sair… Ao longe, a quatro carros á nossa frente, sai um homem com uma catana… O Vasco assustou-se e disse á Marta para se meter dentro do carro rapidamente e para trancar as portas… O senhor chega ao pé de mim (Vasco) e diz-me:

- “Hola. Ven conmigo!”

Obviamente que o Vasco foi… Alguém com uma catana de 85 centímetros na mão e aberta tem o direito de pedir o que for seja a quem for!

Entrámos pela selva dentro e cortámos umas galhos com a catana… Ufa! Afinal a catana era para isso mesmo! É que parece que na Costa Rica não há triângulos nos carros e para sinalizar os acidentes usam galhos das árvores e arbustos…

Entretanto o senhor do carro que seguia á nossa frente lá conseguiu ligar para a polícia que pouco tempo depois acabou por aparecer.

1 comentário:

Andorinha disse...

30 km? E pimbas? Chiça, correu bem, ah? ... ;) beijos