segunda-feira, junho 29, 2009

Lubitel 2


Afinal tenho uma Lomo! Esta russa aqui ao lado é a minha nova aquisição! Roubei-a ao meu pai! A primeira luz que passou por esta lente T-22 75/4.5 viu foi a minha cara com poucos anos de idade (quantos anos tinha eu pai?).

A máquina usa rolos de 120 (120 film) e faz fotografia um pouco maior que as de médio formato de 80mm.

Entre 1957 e 1979 foram produzidas pela companhia russa Leningrad GOMZ (ou Lomo Factory) cerca de 2 milhões de exemplares.

Lubitel (cyrillic: Любитель) na realidade quer dizer "amador" em Russo. Foram estas as primeiras máquinas não-profissionais no mercado dos comuns dos mortais.

Não garanto que consiga fazer fotografias como esta aqui ao lado tirada do flickr da galeria do mpaulda, mas prometo que vou tentar. Agora só preciso de mandar vir uns rolos destes no ebay!

2 comentários:

onitsuaf disse...

só agora percebi completamente a estória de teres um rolo da Lubitel

autodidata disse...

Pois é foi a minha primeira aquisição quando soube qque ia ser PAI, e nesse mesmo dia de agosto tirei fotografias à sua Mãe portanto é só fazer as contas, vou tentar descobrir os negativos um abraço e sim tirei fotos assim com arrastamento de luzes de carros e muito mais. Ela é a única Russa com que um homem pode viver. um abraço