domingo, novembro 30, 2008

Com mucho gusto – viagem á Costa Rica #1

De partida
Foto por vascocp

Vamos então começar o diário. Está ser escrito a duas mãos (Marta e Vasco), portanto se estranhem o sugeito e tempos verbais, já sabem.



Lisboa, 14 de Novembro de 2008

O dia de trabalho demorou a passar, mas perto das 20h, o Vasco chega a casa e começa a preparar a viagem á Costa Rica: Dólares, mapa, guia, cartões de memória para a máquina fotográfica, roupa leve de algodão, botas para a lama,… Estava tudo preparado.

A Marta estava ainda nas aulas da sua pós graduação e, quando chegou perto das 22h, fez a mala num instante. Estamos pronto para dormir, já que o dia seguinte ia ser muito cansativo.



Lisboa, 15 de Novembro de 2008, 6h am, GMT 0:00

O acordar nem custou muito tal era a vontade de ir de férias! Banho rápido, vestir, comer qualquer coisa e chamar um táxi para o aeroporto.

Chegámos cedíssimo ao aeroporto o que acabou por dar muito jeito! Íamos todos contentes estrear a nossa super mala nova, ultra leve e mega resistente, que dá para levar a casa as costas e anda sozinha e mais não sei o quê... só lhe falta falar! Quando fomos informados que agora só podemos levar 24 kg por mala ou pagamos 50 euros por excesso de peso!!! Independentemente do nº de pessoas. Só nos apetecia insultar a hospedeira por tanta parvoíce! Claro que feitas as contas rápidas concluímos que ficava mais barato voltar a casa de táxi para ir buscar outra mala do que pagar 100 euros (50 para lá, 50 para cá).

Depois de andarmos a abrir malas no aeroporto e a mostrar a nossa roupa íntima ao público em geral lá embarcamos a coisa!

Voo rápido até Madrid e depois uma correria pelo aeroporto de Madrid para chegar a tempo e horas ao terminal que fica na ponta oposta!

Esperavam-nos agora 10 horas de voo até San Jose, Costa Rica. A viagem não foi má de todo, vimos 3 filmes, dormimos, comemos, o normal!



San José, 15 de Novembro de 2008, 6h pm, GMT +6:00

A aterragem foi suave. Mal saímos do avião, embora cansados, o ar quente e húmido alegrou as nossas almas e ambos esboçamos sorrisos cúmplices. As merecidas férias estavam a começar.

Esperámos pelas malas nos tapetes rolantes (são sempre minutos de stress saber se a mala chegou ou não ao seu destino!).

Ao sair do aeroporto, um bando de animais esperava-nos com placas a indicar os nomes de pessoas e de agências de viagens! A primeira selva estava á nossa frente! Fez-me lembrar os corretores da bolsa de Nova Iorque (que se vê nos filmes!!) todos a gritar e a bracejar com gestos rápidos, efusivos e, de alguma forma, semelhantes a predadores. Estes foram os primeiros animais que vimos quando chegámos á Costa Rica.

Afastámo-nos na porta de saída e voltámos a entrar para o aeroporto. Resolvemos fazer ao contrário: em vez de procurar o nosso nome/agência de viagens, eles que nos procurassem. Assim, o Vasco colocou a capa dos bilhetes electrónicos (que tinha o nome da nossa agência de viagem) no ar e bracejou com os guias costarricences, como se um deles fosse! Rapidamente a guia (sim era uma senhora!), escondida por entre os galifões, nos encontrou e indicou-nos o autocarro de transbordo para o Hotel.

Enquanto esperávamos pelos restantes turistas, um polícia local meteu conversa. Nada de especial, mas deu para começar a aquecer o espanhol do Vasco. A forma peculiar de carregamento das malas para o autocarro (pela janela traseira!) deixou-nos um pouco boquiabertos, mas lá seguimos a viagem a caminho do hotel. Íamos para o Holiday Inn de San José.

Deixámos as malas e fomos jantar. O Hotel ficava mesmo no centro de San José e por isso aventurámo-nos a pé pelas ruas. Aventurámo-nos é mesmo o termo porque a cidade parece uma selva. Escura, feia, cheia de gente com mau aspecto nas ruas… Horrivel.. a sensação é que vamos ser assaltados a qualquer momento.. parece o Martim Moniz em ponto gigante… Foi jantar no restaurante mais turístico que encontrámos e voltar para o Hotel! Um Holiday Inn igual a todos os outros no mundo mas dormimos como anjinhos.

1 comentário:

Andorinha disse...

Mês amores...não querem escrever com letrinha branca que esta cinzenta é um tormento?
A cusca Fifinha, muito agradecida e esperançosa que a vossa viagem seja do best!! ;) Beijos