segunda-feira, março 26, 2007

XII TUIST - Reportagem

Lê-se no "Notícias da Manhã" (http://www.noticiasdamanha.net/)

Foi num ambiente de festa e competição que decorreu o XII TUIST - Festival Internacional de Tunas da Cidade de Lisboa, no Coliseu dos Recreios, no passado fim-de-semana. Abrindo as suas portas na sexta-feira, a noite começou o desfile com a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST), actuando “em casa”, que abriu a sua actuação com um homenagem à Prof. Maria Calado e a Mafalda Arnauth.
Depois da tuna organizadora, que terminou com uma “rapsódia” de vários clássicos da música portuguesa como o “Fado do Estudante” ou “A agulha e o dedal”, foi chamada ao palco a tuna madrinha - Tuna Académica do Liceu de Évora -, única no País do ensino secundário e uma das mais antigas, que ofereceu uma prenda aos afilhados do Instituto Superior Técnico: mais uma fita para o estandarte. A partir daqui, o palco ficou à disposição para as tunas a concurso, cabendo à Luz&Tuna da Universidade Lusíada a honra de começar o desfile musical. Com uma entrada e saída de palco bastante original e uma musicalidade excelente, onde além do tradicional “som” das tunas se destacou o uso de uma mini bateria e um “jogo” de vozes muito bom, os tunos da Lusíada aproveitaram os 25 minutos da sua actuação para fazerem uma homenagem a Zeca Afonso, falecido há 20 anos, e tocaram músicas de Luís Represas e Madredeus.

No feminino
Foi já depois de um breve intervalo, que a Estudantina Universitária de Lisboa (vencedora da edição de 2006 do festival) entrou em palco, apresentando, entre outras, uma versão muito interessante da “Tourada” de Fernando Tordo.
Seguiu-se no alinhamento a Estudantina Universitária de Coimbra, com uma actuação “morna”, onde apenas se destacou a versão de “Abril em Portugal/Coimbra”. Para fechar a noite de Coliseu, a tuna afilhada dos organizadores - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico - esteve em palco, extra concurso, com 30 elementos. De destacar a excelente voz de “Limão” (Ana Rita), que brilhou sempre que solou, principalmente na versão do clássico “Vocês Sabem Lá”.
Durante as actuações das tunas, um “vídeo jockey” (VJ) manipulou imagens vídeo em tempo real, que eram projectadas na parte de trás do palco, juntando imagens previamente gravadas com outras captadas em directo. Entre a actuação de cada tuna, houve um espaço de rábulas a vários temas da actualidade, momentos da autoria de Vasco da Câmara Pereira.
Depois do Coliseu, grande parte dos presentes rumou para a Av. 24 de Julho, onde o ponto de encontro era o “Mao”. Foi aqui que os elementos das tunas e amigos puderam conviver uns com os outros, sem a sombra da competição, pela noite dentro.

Animação de Rua
O segundo dia do Festival começou com uma serenata junto ao Campo Mártires da Pátria, pelas 15h00, para dinamizar esta zona da cidade de Lisboa e aproximar as tunas da população. Houve também tempo para um churrasco e para os caloiros da Tuna Universitária do Minho serem praxados. Este evento de rua contou com o apoio da Junta de Freguesia da Pena, da qual faz parte o Coliseu dos Recreios, uma das entidades que deu apoio à organização do XII TUIST.

De volta ao Coliseu
Foi depois do jantar, que se iniciou a segunda fase do festival, com o desfile das restantes tunas a concurso, com destaque para a Tuna Universitária del Distrito de Granada pela originalidade dos trajes usados. Esta tuna existe há mais de 400 anos e as suas roupas relembram Miguel de Cervantes e todo o imaginário à volta deste período. Seguiu-se a Tuna Universitária do Minho, que deu depois lugar à última tuna a concurso, a Tuna Universitária do Porto (TUP). Com 25 minutos ao melhor nível, a TUP veria o seu empenho premiado, depois de mais uma actuação da TUIST, quando o júri lhes atribuiu o prémio de vencedor do certame deste ano. Após a entrega dos prémios e feitos os respectivos agradecimentos, foi tempo de mais uma romaria até à Av. 24 de Julho para mais animação até altas horas, que permitiu o convívio e festejo dos vencedores deste festival.

Até ao próximo Festival
Domingo à tarde, no Instituto Superior Técnico, houve uma churrascada de despedida de todos os tunos. Ficam as recordações de mais um TUIST e a vontade de se encontrarem em novos eventos onde possam trocar experiências. Para a Tuna Universitária do Porto, a certeza de para o próximo ano estarão presentes, uma vez que são sempre convidados os últimos vencedores. Os restantes ficam à espera de mais um convite da tuna do Instituto Superior Técnico para fazerem parte do cartaz de uma próxima edição.

-----------------------

Mafalda Arnauth
Emociona-se com homenagem
Mafalda Arnauth foi uma das homenageadas neste festival, sendo chamada ao palco pela TUSIT antes do início do espectáculo, tendo-lhe sido entregue uma fita e feita uma serenata, com a canção “Noites de Luar”. “Não estava à espera. Eles são sempre muito carinhosos comigo, foi um momento muito especial. Acho que vi passar os anos todos desde que entrei para a faculdade há minha frente. Fiquei anormalmente emocionada, o que é muito raro, talvez pela surpresa e por esse carinho genuíno que já não é uma coisa tão corrente” confessou a fadista. Sobre as tunas, Mafalda Arnauth sublinhou “a entrega pela música e pela arte que eles [tunos] perpetuam. Por isso, cada vez que os encontro volto a sentir essa espontaneidade e esse prazer em fazer música”. Acerca do XII TUIST, e em jeito de comentário, afiançou: “houve uma grande melhoria desde o último festival em que estive presente e em que era júri”. Para terminar, e em exclusivo para o NM, a fadista falou sobre o seu próximo trabalho. “Está neste momento a nascer e vai num excelente caminho, espero poder lançá-lo até ao final do ano ou no início do ano que vem”, revelou Mafalda Arnauth.

-------

Tunas a Concurso:
T.U.M. - Tuna Universitária do Minho
Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho
T.U.P. - Tuna Universitária do Porto
E.U.C. - Estudantina Universitária de Coimbra
E.U.L. - Estudantina Universitária de Lisboa
Luz & Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa
Tuna del Distrito Universitário de Granada

Tunas Extra-Concurso:
T.F.I.S.T. - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico
T.A.E. - Tuna Académica do Liceu de Évora

Tuna Organizadora:
T.U.I.S.T. - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico

-------

Tuna + Popular "Prémio Canap UP" ( http://www.canalup.tv/?menu=premio_tuist )
1. Estudantina Universitária de Coimbra (40%)
2. Tuna Universitária do Minho (23%)
3. Tuna Universitária do Porto (20%)
4. Tuna del Distrito Universitario de Granada (6%)
5. Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho (5%)
6. Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa (4%)
7. Estudantina Universitária de Lisboa (2%)


Tuna Mais Tuna: Tuna Universitária do Minho

Melhor Solista: Tuna Universitária do Porto
Melhor Estandarte: Tuna Universitária do Minho
Melhor Pandeireta: Tuna Universitária do Minho
Melhor Instrumental: Tuna do Distrito Universitário de Granada

3ª Melhor Tuna: Luz&Tuna
2ª Melhor Tuna: Estudantina Universitária de Lisboa
Grande Prémio para a Melhor Tuna: Tuna Universitária do Porto

Sem comentários: